A complexidade e criticidade de um data center demanda a aplicação de metodologias e soluções de governança para uma gestão efetiva e que traga resultados, focando no gerenciamento de serviços de ponta a ponta.  É fundamental que os processos, tecnologias e pessoas estejam alinhados para obter um panorama claro e abrangente da direção da organização e, quanto maior a maturidade na aplicação dos processos e controles, maior a previsibilidade de riscos, planejamento nos investimentos e otimização dos recursos.

Com o avanço dos serviços em nuvem PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) a governança deverá ter um olhar mais diversificado e adaptado para os Data Centers híbridos e, para atender todo o processo evolutivo e frequente, é fundamental contar com equipes capacitadas e preparadas, aplicando as melhores metodologias e práticas de mercado.

 

Os acordos de níveis de serviços (SLAs) vão além dos contratos entre organizações, também suportando as tomadas de decisões nos diversos níveis gerenciais. É através da gestão do ambiente, ponta a ponta, que são traçados planos de melhoria contínua cada vez mais concretos e eficazes, que trazem uma crescente na qualidade dos serviços prestados.

Para o sucesso de toda essa engrenagem, é fundamental que todos os colaboradores entendam a importância do processo, a forma em que estão inseridos nele e sua contribuição. Somente nos beneficiaremos de todas as metodologias e processos se, e somente se, todos os níveis de uma organização conhecerem as metas a serem atingidas e caminharem no mesmo sentido.

pt_BRPortuguese