Um incêndio ocorrido recentemente, em um Data Center de larga escala na França, levantou uma discussão muito interessante nas redes sociais ao deixar, por dias, milhares de empresas e websites fora do ar.
Mas, afinal, porque um Data Center com certificação ISO27000 não preveniu que um incidente grave como este ocorresse? Ou, mesmo que ocorra, por que não preveniu as perdas?
Perguntas como esta foram comuns em fóruns técnicos e, até mesmo no LinkedIn, onde as empresas, proativamente, iam informando seus clientes e o mercado sobre o andamento da solução da crise.
O fato é que há uma confusão enorme sobre normatização de Data Centers. A ISO27000, por exemplo, trata de segurança da informação e não há nenhuma menção sobre a questões de infraestrutura de Data Center, muito menos sobre detalhes construtivos, design dos sistemas elétricos, nem mesmo de ar-condicionado.
Então, onde podemos encontrar as devidas regras que possam garantir a continuidade do negócio de acordo com a criticidade do Data Center e, além disso, como medir a resiliência de cada Data Center?
Alguns organismos pelo mundo possuem normas que regem a infraestrutura de Data Center e, por vezes, os certificam. Alguns exemplos disto são o Uptime Institute e a BICSI, já que ambos possuem regras claras para classificar a infraestrutura de Data Center em Tiers.
Em geral, um Data Center Tier 1 tem uma resiliência muito baixa, e ela vai aumentando até chegar no topo da classificação como Tier 4. Através desta classificação é possível calcular o tempo de downtime de cada site de acordo com o seu design.
Esta decisão deve ser tomada ainda na fase de projetos, para que seja possível construir um Data Center que esteja aderente aos requisitos mínimos da norma. Estes desenhos de projetos podem ser enviados a um destes institutos certificadores, a fim de assegurar uma aprovação e uma certificação de garantia que aquela infraestrutura está aderente aquela classificação.
Desta forma é possível que o cliente possa ter certeza de que os seus dados e o seu processamento estão em um Data Center seguro contra falhas de infraestrutura, mesmo sem conhecer detalhes do ambiente, pois já foi acreditado por um instituto que fez a validação.